fbpx

Cálculo renal - Conheça as causas e sintomas | INCNEFRO

 

Você já ouviu falar em cálculo renal? São as populares “pedras nos rins”, uma condição dolorosa que afeta milhares de pessoas em todo o país. Neste texto vamos compreender como elas se formam, quais sintomas causam e como podemos prevenir esse problema tão incômodo.

Como as pedras nos rins se formam? 

 

Os cálculos renais se formam devido alterações na urina, quando a mesma apresenta maiores quantidades de substâncias, como o cálcio e ácido úrico por exemplo, que se agrupam formando cristais resultando nas pedras nos rins.

 

As pessoas que sofrem com essa condição relatam dores intensas, por isso é importante prestar atenção, não relevar os sinais de dor e procurar um médico especialista se necessário.

 

Quais são os sintomas das pedras nos rins? 

 

Um dos sintomas característicos de quem sofre com as pedras nos rins é a cólica renal, uma dor muito forte na frente do abdômen, mas outros sintomas também podem surgir:

 

  • vômito e náuseas;

  • sangue na urina;

  • vontade de urinar constantemente;

  • infecções urinárias;

 

O que causa as pedras nos rins?

 

Diversos fatores, que envolvem principalmente a alimentação, contribuem com a formação de pedras nos rins, dentre eles: dieta rica em sal, ingestão em excesso de alimentos ricos em proteínas, baixa ingestão de líquidos, obesidade, hipertensão e até mesmo fatores genéticos

 

É possível prevenir cálculos renais?

 

A resposta é sim, mas para isso é necessário muita atenção com a alimentação. Uma dieta equilibrada e saudável é determinante para evitar a formação de pedras nos rins.

 

A prevenção começa com uma boa hidratação: é essencial beber quantidades suficientes de água todos os dias. 

 

Na alimentação dê preferência aos legumes, frutas e verduras e muito cuidado com o excesso de produtos congelados, embutidos e fast-food, pois são ricos em sódio, que contribui com a formação de pedras nos rins. 

 

Recomendações para quem sofre de pedras nos rins

 

Sabemos que os cálculos renais trazem muito desconforto aos pacientes, por isso, caso o indivíduo apresente algum dos sintomas citados, é fundamental que o mesmo procure acompanhamento médico. Apenas após a avaliação de um especialista será possível determinar os procedimentos adequados para a sua recuperação.