fbpx

Doença renal - Condição silenciosa - INC Nefro

 

Os rins desempenham papéis vitais para a saúde, eles são responsáveis por filtrar as toxinas do sangue, contribuem com a produção de hormônios, equilibram os líquidos do corpo e muito mais. Com tantas funções importantes, é claro que devemos fazer de tudo para preservar a sua saúde, porém, muitas vezes as doenças que afetam os rins são silenciosas e não apresentam sintomas.

Um dos grandes perigos das doenças renais é a ausência de sintomas, que faz com que a doença, muitas vezes, seja descoberta em estágio avançado e até mesmo irreversível. Quando os rins não são mais capazes de realizar suas funções, o paciente deve iniciar o tratamento de hemodiálise para substituir a função renal. 

 

Você sabe como é feita a hemodiálise? Confira aqui

 

Por que doenças renais não apresentam sintomas?

 

Estudos apontam que as doenças renais muitas vezes não apresentam sintomas pois o nosso organismo se acostuma com as alterações que ocorrem nos níveis de creatinina, ureia e acidez no sangue. Apenas quando o rim está muito debilitado, não sendo capaz de recuperar a sua atividade normal, é que os sintomas se manifestam, entre eles: vômito, cansaço, perda de apetite e até parada cardíaca.

 

Como preservar a saúde renal?

 

A insuficiência renal crônica ocorre de maneira lenta e gradativa devido a diversos fatores, entre os principais se destacam: maus hábitos alimentares, sedentarismo, abuso de remédios e substâncias que sobrecarregam os rins e fatores genéticos. 

Para preservar a saúde renal é necessário se hidratar corretamente, ter uma dieta rica em frutas e alimentos naturais, evitar produtos industrializados e praticar atividade física frequentemente. Consultas periódicas com um médico podem identificar doenças de maneira precoce, evitando problemas mais graves

Exames de rotina - Contribuindo com a saúde dos rins

 

Tendo em vista que as doenças renais não apresentam sintomas, devemos dobrar os cuidados com os rins e os exames de rotina podem contribuir muito nesta prevenção. 

 

Alguns exames, como o de urina e creatinina, podem identificar alterações na função renal, permitindo o tratamento precoce da doença. Esses exames geralmente são solicitados pelos médicos em consultas de rotina, por isso é importante realizar um check-up anualmente. 

 

Dieta para a prevenção de problemas renais 

 

INC Nefro - Há 27 anos cuidando da saúde renal de Campinas

 

A insuficiência renal muitas vezes não apresenta sintomas, por isso, o cuidado e acompanhamento próximo ao paciente, contribui com o seu bem-estar e recuperação, proporcionando melhores condições para ele lidar com a doença. 

 

Não deixe o cuidado com a saúde renal de lado, entre em contato com uma clínica especializada.